Conheça os principais tipos de entrevista de emprego

Existem muitos artigos que discutem sobre a entrevista de emprego na ótica de quem será entrevistado, buscando ensinar macetes para que eles possam se comportar de acordo com o esperado pelos entrevistadores. Por isso, neste texto vamos analisar a entrevista de emprego a partir da visão do departamento de recrutamento e seleção ou recursos humanos de uma empresa.

Entenda o processo de recrutamento e seleção

Normalmente, o processo seletivo inicia-se quando o requisitante da vaga preenche a requisição de pessoal e recebe a aprovação para a contratação. Em seguida, o departamento de RH analisa a descrição do cargo e escolhe a melhor forma de divulgação da vaga, de acordo com o orçamento disponível.

Em horas ou dias os currículos começam a chegar por e-mail. A partir desse momento, eles são classificados, de acordo com as competências técnicas, ou seja, os conhecimentos (formação) e as habilidades (experiência profissional), em comparação com a descrição do cargo.

O próximo passo é a entrevista de seleção, considerada a principal etapa do processo. É nesse momento que o candidato sai do papel (currículo) e ganha vida, seja pessoalmente ou virtualmente. Lembre-se que existem várias formas de aplicar essa entrevista, mas a escolha do melhor tipo depende da cultura da empresa e do cargo em aberto.

Seja qual for o tipo escolhido, o entrevistador recebe os candidatos na hora marcada, apresenta as dependências da empresa, e encaminha-os para uma sala onde será realizada a entrevista.

Em seguida ele faz uma breve descrição da empresa, incluindo missão, visão, valores, principais produtos, entre outras informações que julgar pertinente. Pede que o(s) candidato(s) se apresente(m), informando nome, idade, formação, e por que se candidatou a vaga. Bem como o entrevistador apresenta a descrição do cargo, quantidade de vagas, benefícios e faixa salarial, entre outros dados relacionados ao processo.

Após as apresentações o selecionador faz perguntas predefinidas visando comprovar a veracidade das informações que constam no currículo, e identificar o perfil do(s) candidato(s). Em seguida acontece uma troca de informações, quando o(s) candidato(s) tem abertura para tirar dúvidas em relação à vaga e a empresa.

E por fim, o fechamento, neste momento o entrevistador fornece um feedback ao candidato sobre sua performance no processo, e indica as próximas etapas. É importante mencionar que essa entrevista deve ser adaptada, de acordo com o tipo escolhido, mas isso é assunto para o nosso próximo tópico.

13 tipos de entrevista de emprego

Todo profissional de recursos humanos precisa conhecer os principais tipos de entrevista de seleção mais utilizadas atualmente. Se você, é um recrutador, fique atento ao texto a seguir:

1. Entrevista por e-mail: o entrevistador envia para o candidato uma pequena descrição da empresa e da vaga, em seguida busca informações básicas como pretensão salarial, disponibilidade de horários, estado civil, quantidade de filhos, carteira de habilitação, entre outros. Esse tipo de entrevista visa confirmar ou complementar as informações que constam ou faltam no currículo do candidato.

2. Entrevista por telefone: o entrevistador primeiramente se apresenta, em seguida faz perguntas ao candidato relacionadas ao currículo. Esse tipo de entrevista também busca confirmar ou complementar as informações que constam no documento.

3. Entrevista de RH: o entrevistador atende o candidato pessoalmente, apresenta à estrutura física da empresa, os valores organizacionais e as informações pertinentes à vaga. Bem como faz as perguntas descritas nos tipos de entrevistas anteriores. Portanto, as entrevistas por e-mail ou por telefone são formas rápidas de aplicação da entrevista de RH. Esse tipo de entrevista tem por objetivo confirmar a veracidade das informações que constam no currículo do candidato.

4. Entrevista comportamental: o entrevistador atende o candidato individualmente, questionando sobre suas experiências passadas em outros trabalhos, nesse momento, o candidato deve apresentar na resposta o contexto, ação e resultado conquistado. Essa entrevista visa identificar as competências comportamentais do candidato, como, por exemplo, se ele sabe trabalhar em equipe. Nessa entrevista também pode ser aplicada uma dinâmica de grupo para confirmar as competências identificadas.

5. Entrevista técnica: o entrevistador também atende o candidato individualmente, mas neste caso quem faz a entrevista é o solicitante da vaga, ou seja, o futuro superior imediato do candidato. Ele deve questionar ou testar os conhecimentos e habilidades do candidato, ou seja, as competências técnicas, visando identificar se ele realmente conhece e aplica “corretamente” as ferramentas, métodos ou programas utilizados na execução do trabalho. Por exemplo, na área de TI um candidato ao cargo de desenvolvedor de sistema deve conhecer a linguagem de programação que será utilizada pela empresa, nesse caso, o entrevistador vai realizar perguntas específicas sobre essa linguagem. Também pode ser realizada uma simulação de trabalho para complementar a análise do candidato.

6. Entrevista de caso: o entrevistador apresenta ao candidato um problema real para que ele possa resolvê-lo ou simula o dia a dia do cargo em questão. Por exemplo, para o cargo de vendedor, ele pede para o candidato executar um processo de venda por telefone, visando analisar sua postura, comportamento e técnicas de abordagem.

7. Entrevista em grupo ou coletiva: o entrevistador reúne 05 ou mais candidatos dentro de uma sala, buscando investigar o comportamento deles em atividades em grupo. Após receber os candidatos, o entrevistador fala sobre a empresa e a vaga em aberto, pede que cada um se apresente, e faz alguns questionamentos chaves. Por exemplo, como você pode contribuir para empresa? Ou ainda, por que você se candidatou para esta vaga? Neste tipo de entrevista são aplicadas dinâmicas de grupo ou jogos empresariais para confirmar as informações coletadas verbalmente.

8. Entrevista com vários recrutadores ou paredão: ao contrário da entrevista coletiva, agora são vários entrevistadores, incluindo o pessoal do RH e outras pessoas envolvidas diretamente com a vaga. Por exemplo, o superior imediato e os membros do departamento onde candidato irá trabalhar. Neste caso, todos os entrevistadores fazem perguntas a um único candidato, visando identificar seu comportamento diante de situações de pressão e estresse.

9. Entrevista “on campus”: o entrevistador vai até o ambiente educacional dos candidatos, normalmente quando é vaga de estágio ou trainee, para conversar com os estudantes e identificar os que têm compatibilidade com o perfil do cargo.

10. Entrevista em inglês: o entrevistador faz toda a entrevista em inglês, visando identificar ou comprovar o nível de fluência do candidato em inglês ou em outra língua especifica.

11. Entrevista de estresse: o entrevistador cria um ambiente hostil, fazendo muitas perguntas aleatórias sem tempo para resposta, longas pausas, perguntas sem respostas exatas, tudo isso com o intuito de testar os candidatos e analisar suas reações para, a partir disso, determinar se o profissional estará capacitado para a função e preparado para enfrentar a rotina, pressão, desafios etc.

12. Vídeo entrevista: neste caso, o candidato grava um vídeo de 05 minutos descrevendo seu currículo e respondendo perguntas pontuais já pré-escolhidas pelo entrevistador. Esse tipo de entrevista é exigida para cargos da área de comunicação e vendas.

13. Entrevista online: o selecionador realiza a entrevista por meios eletrônicos, como Skype, Hangout, videoconferência, entre outros. É uma forma rápida e barata de selecionar candidatos, mas não substitui o olho no olho, por isto, esse tipo de entrevista deve fazer parte apenas da primeira etapa do processo seletivo.

Conclusão

Normalmente, empresas de pequeno porte costumam aplicar apenas a entrevista de RH ou a entrevista técnica. Já as organizações de médio porte aplicam também a entrevista comportamental. Por fim, as grandes empresas podem aplicar todos os tipos de entrevista mencionados.

Lembre-se que independente do tipo de entrevista escolhido, devem ser levadas em consideração as competências comportamentais e técnicas exigidas para o cargo, visando garantir a efetividade do processo.

Referências

Disponível em: http://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2015/02/09/1119700/conheca-7-principais-tipos-entrevistas-emprego.html. Acesso em: nov. 2019.

Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/entrevista/preparese. Acesso em: nov. 2019.

Disponível em: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/saiba-quais-sao-os-principais-tipos-de-entrevista-de-emprego. Acesso em: nov. 2019.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.