Democratização da comunicação

A democratização da comunicação, ainda é um tema muito discutido na atualidade, pois a mídia continua exercendo sua interferência na opinião pública, em especial nos fatos políticos, assim como, na campanha das diretas de 1984, nas eleições presidenciais de 1989 e na mobilização pelo impeachment em 1992.

O monopólio dos meios de comunicação (vedado pela Constituição Federal) viola a liberdade de expressão e nega à maioria do povo o acesso à informação e ao conhecimento. Além disso, eles vêm cada vez mais servindo aos interesses políticos e econômicos do grande capital, assumindo o papel de partido político dos conservadores e da direita. Foi fundamental seu papel na deposição da presidenta Dilma, na recente condenação do Lula e no golpe de 1964, para ficar em fatos mais recentes (FALCÃO, 2016, online).

Não existe democracia sem a democratização da comunicação, que por sua vez, representa o processo de popularização dos meios de comunicação através da pluralização das bases controladoras dos veículos de comunicação.

O Brasil é um dos países onde há maior concentração da mídia. Apenas seis grupos de comunicação detêm a propriedade de 667 veículos, entre emissoras de TV, rádios e jornais, segundo apontam dados da pesquisa “Os Donos da Mídia”, do Instituto de Estudos e Pesquisa em Comunicação. Apesar haver, na Constituição Federal de 1988, a previsão de regulação dos meios de comunicação, nada foi feito até os dias de hoje. A ausência de lei específica para a concessão de rádio e TV e questões relacionadas motivam inúmeros especialistas da área a considerarem a urgência desse debate (CASTRO, 2015, online).

Nesse sentido, o meio jornalístico tem fama de antiético e dependente da indústria cultural, é necessário que os profissionais dessa área coloquem em prática seu código de ética e transformem essa realidade, bem como lutem por mudanças nas leis que regulamentam os meios de comunicação no país, para que no futuro a democratização da comunicação seja concretizada.  

Referências

CASTRO, Davi. Democratização da mídia é uma emergência. Disponível em: http://www.ebc.com.br/cidadania/2015/12/democratizacao-da-midia-e-uma-emergencia-diz-escritor-e-humorista-gregorio. Acesso em: 11 nov. 2018.

FALCÃO, Rui. Democratizar a comunicação. Disponível em: https://medium.com/politicas-publicas/democratizar-a-comunica%C3%A7%C3%A3o-9b1d2fb2a718. Acesso em: 11 nov. 2018.

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