Portfólio – Design Instrucional

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Produção de Livros

Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho

Livro escrito para o curso de graduação de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Unicesumar. 302 páginas. ISBN E-BOOK: 978-85-459-0279-9. ISBN IMPRESSO: 978-85-459-0297-3.

Projeto Integrador em Segurança no Trabalho

Livro escrito para o curso de graduação de Tecnologia em Segurança no Trabalho da Unicesumar. 407 páginas. ISBN E-BOOK: 978-85-459-0873-9. ISBN IMPRESSO: 978-85-459-0874-6.

Cargos, Salários e Benefícios

Livro escrito para o curso de graduação de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar. 367 páginas. ISBN E-BOOK: 978-85-459-0420-5. ISBN IMPRESSO: 978-85-459-0459-5.

Gestão Integrada da Qualidade

Livro escrito para o curso de graduação de Tecnologia em Segurança no Trabalho da Unicesumar. 266 páginas. ISBN E-BOOK: 978-85-459-0203-4. ISBN IMPRESSO: 978-85-459-0218-8.

Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas

Livro escrito para o curso de graduação de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar. 300 páginas. ISBN E-BOOK: 978-85-8084-978-3. ISBN IMPRESSO: 978-85-8084-979-0.

Plano de Cargos e Salários

Livro escrito para o curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas da Unicesumar. 95 páginas. ISBN E-BOOK: 978-85-8084-884-7.

Plano de Cargos, Salários e Benefícios

Livro escrito para o curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas na Unipar. 110 páginas. ISBN E-BOOK: 978-85-8498-254-7.

Projetos de Ensino

Projeto de ensino – Gestão de Carreira e Postura Profissional

O presente projeto aborda os conceitos que norteiam o planejamento de uma carreira de sucesso, sua proposta é desenvolver o assunto em três blocos, sendo o primeiro bloco sobre Gestão de Carreira, o segundo Processo Seletivo, e o última Postura Profissional, levando os participantes a compreenderem como gerir sua carreira de maneira eficiente, desde a preparação para o mercado de trabalho até a manutenção do seu emprego atual. Responsável por organizar, coordenar e ministrar todas as aulas para os alunos da graduação de CST Gestão de Recursos Humanos e CST Segurança no Traballho da Unicesumar.

Projeto de ensino – Administração de Carreira

O presente projeto aborda os conceitos que norteiam a administração de carreira na visão organizacional, sua proposta é desenvolver o assunto em três blocos, sendo o primeiro bloco sobre Conceituando Plano de Carreira, o segundo Elaboração do Plano de Carreira, e o último Implantação do Plano de Carreira, levando os participantes a compreenderem como realizar a gestão de carreira dentro das empresas de maneira eficiente, desde a identificação do perfil dos colaboradores até a implantação do plano de carreira. Responsável por organizar, coordenar e ministrar todas as aulas para os alunos da graduação de CST Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar.

Projeto de ensino – Indicadores de RH aplicados ao endomarketing

O objetivo geral deste projeto de ensino é propiciar uma visão sistêmica em relação a estas ferramentas de recursos humanos, necessárias para uma gestão das pessoas saudável dentro das empresas. Responsável por organizar, coordenar e ministrar aula sobre manual do colaborador, treinamento de integração e pesquisa de clima organizacional, para os alunos da graduação de Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar.

Workshop – Cargos e salários: como implantar com sucesso

Workshop gravado para o curso de graduação de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar, visando relembrar conteúdos como: Administração de cargos e salários; Requisitos do cargo e a estrutura das empresas; relacionamento dos requisitos do cargo e das funções; Análise de cargos; descrição de cargos. Pesquisa salarial. Política de cargos e salários. Redesenho e enriquecimento de cargos. Sistemas de informações gerenciais. Tendências e atualidades em cargos e salários. Entrevista com uma gestora de recursos humanos visando apresentar o processo de implantação do plano de cargos e salários na prática.

Entrevista – Teorias da Administração Aplicadas ao RH

Entrevista concedida para a disciplina Conceitos da Administração e Ética Empresarial, para o curso de graduação em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Unicesumar.

Workshop – Os Desafios do Profissional de RH

O objetivo desse workshop era abordar os desafios da área de RH considerando perspectivas como: mercado de trabalho, gerações, perfil profissional, diversidade e tecnologias, bem como refletir quais estratégias o profissional de RH pode adotar para prosperar em meio às mudanças. Acesse o vídeo através do link: clique na imagem!

Aulas Gravadas

Aulas – Plano de Cargos e Salários

Aulas gravadas relacionadas com o livro publicado “Plano de Cargos e Salários” da Unicesumar.

Aulas – Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas

Aulas gravadas relacionadas com o livro publicado “Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas” da Unicesumar.

Questões e Atividades

QUESTÃO OBJETIVA DE RESPOSTA MÚLTIPLA

Embora melhor avaliados no Brasil do que em outras regiões do mundo, os programas de gestão de desempenho necessitam de melhorias em vários aspectos, tanto do ponto de vista de empregados quanto de empregadores. Essa revelação vem das recentes pesquisas globais realizadas pela Willis Towers Watson, com mais de 31 mil empregados e duas mil empresas no mundo.

Gestão de desempenho em xeque. Disponível em: <http://callcenter.inf.br/rh/64337/gestao-de-desempenho-em-xeque/ler.aspx>. Acesso em: 21 ago. 2017.

Considerando a importância da visão sistêmica do processo de gestão de desempenho, análise as afirmativas a seguir.

I. As habilidades técnico-operacionais e as competências comportamentais são os únicos componentes do desempenho organizacional.

II. O sucesso da gestão de desempenho está diretamente relacionado com o alinhamento do estilo gerencial com o planejamento estratégico.

III. Os valores, crenças e políticas da empresa, bem como os impactos do ambiente externo influenciam na gestão do desempenho

IV. A avaliação de desempenho depende unicamente das observações dos gestores, portanto não é necessário adotar procedimentos e metodologias.

É correto o que se afirma em:

 a) I e II, apenas.

b) II e III, apenas.

c) III e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

PEREIRA, Luciano Santana. KOYAMA, Renata Emy. Gestão de Desempenho. Maringá: NEAD Unicesumar, 2016 (Unidade II, p. 64-67).

QUESTÃO OBJETIVA DE RESPOSTA ÚNICA

Já que é difícil saber exatamente quão dramáticos serão os efeitos das mudanças climáticas, é difícil saber exatamente quanto elas afetarão diferentes ramos. Mas algumas das transformações já podem ser observadas. Desastres relacionados ao clima como secas e furacões, por exemplo, estão afetando bolsos e seguradoras – com impactos em pessoas e negócios em lados opostos do mundo. Enquanto isso, a complicada rede de abastecimento de uma indústria de confecção globalizada indica que uma interferência em um lugar pode causar consequências em outros. Isso foi comprovado recentemente, quando terremotos atingiram o Japão em abril de 2016, causando estragos em fábricas que vendiam partes automotivas para a Toyota e forçando a empresa a suspender a produção.

Como as mudanças climáticas vão mudar o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-40728180. Acesso em: 22 ago. 2017.

Diante disso, é possível perceber como as mudanças no contexto ambiental podem impactar nos negócios das empresas, bem como no mercado de trabalho. Neste sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos dessas mudanças.

a) As incertezas econômicas não impactam na elaboração e atualização do plano de cargos e salários da empresa.

b) O posicionamento ecológico da empresa pode impactar na sua credibilidade diante do mercado consumidor.

c) O conflito de gerações é facilmente solucionado dentro das empresas, pois existem apenas as gerações X e Z.

d) Os avanços tecnológicos não interferem nas empresas, consequentemente elas não buscam a inovação.

e) As alterações nos hábitos e valores dos consumidores não reduzem as vendas de produtos e serviços da empresa.

PEREIRA, Luciano Santana. KOYAMA, Renata Emy. Gestão de Desempenho. Maringá: NEAD Unicesumar, 2016 (Unidade I, p. 59-60).

QUESTÃO OBJETIVA DE VERDADEIRO OU FALSO

Pode-se afirmar que o número de acidentes do trabalho ainda é bastante alto no Brasil. Deste modo, importa salientar que a redução dos riscos inerentes ao trabalhador, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, trata-se de um direito disciplinado no inciso XXII do artigo 7º da Constituição Federal, e ainda, uma obrigação do empregador, conforme o artigo 157 da Consolidação das Leis do Trabalho. Além do mais, a ocorrência de acidentes está intrínseca a atividade do trabalhador sendo, portanto, necessária a adoção de medidas preventivas com o fulcro de resguardar a saúde e a vida do empregado.

Responsabilidade civil do empregador nos acidentes de trabalho. Disponível em:

http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=18764. Acesso em 10 abr.2017.

 

Considerando que os riscos não reduzidos ou eliminados através das técnicas de gerenciamento de riscos devem ser financiados pela empresa, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I. A empresa pode criar um plano financeiro para custear os prejuízos e perdas relacionadas aos acidentes.

II. A empresa pode transferir os prejuízos e perdas acidentais para terceiros através da adoção de seguros.

III. A empresa não pode estabelecer acordos com as partes envolvidas, ou seja, não pode ratear o prejuízo e as perdas acidentais.

IV. A empresa pode não reservar dinheiro para custear os prejuízos e perdas relacionadas aos acidentes.

 

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

a) V, F, V, F.

b) V, V, F, V.

c) V, V, F, F.

d) F, F, V, V.

e) F, V, F, V.

 

SILVA, Mailson José da. Gerenciamento de Risco e Prevenção de Acidentes. Maringá: NEAD Unicesumar, 2017. (Unidade I, p. 38-40)

QUESTÃO OBJETIVA DE ASSERÇÃO-RAZÃO

Os acidentes com substâncias químicas, além de provocarem grandes impactos ambientais, danos materiais às instalações e prejuízos de imagem e financeiros para a empresa, provocam ainda graves malefícios à saúde humana, já que, além de mortes e feridos, existe o risco de desenvolvimento de doenças futuras, que podem se propagar a várias gerações.

A importância da gestão de riscos químicos. Disponível em: https://noticias.terra.com.br/dino/a-importancia-da-gestao-de-rscos-quimicos,b214b53e83030471e740e3509a12e898lq14dkfc.html. Acesso em 10 abr. 2017.

 

Diante do exposto, avalie nas asserções a seguir as possíveis relações propostas entre elas:

I. A presença de substâncias químicas dentro da empresa pode ser configurada como perigo, pois apresenta um elevado potencial de geração de perdas materiais, humanas e financeiras.

 

PORQUE

 

II. Todas as substâncias químicas independentemente do nível de exposição aos trabalhadores pode indicar um risco ocupacional gravíssimo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) A asserção e razão são falsas.

b) A asserção é verdadeira e a razão é falsa.

c) A asserção é falsa e a razão é verdadeira.

d) A asserção e a razão são verdadeiras e complementares.

e) A asserção e a razão são verdadeiras mas não apresentam relação.

 

SILVA, Mailson José da. Gerenciamento de Risco e Prevenção de Acidentes. Maringá: NEAD Unicesumar, 2017. (Unidade I, p. 17-18)

QUESTÃO DISCURSIVA EM FORMATO DE FÓRUM

Inicialmente carreira era definida como uma “sequência de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa” (DUTRA, 1996, p. 17), mas fatores econômicos e históricos, em especial a entrada da mulher no mercado de trabalho, transformaram este conceito, que agora indica uma sequência individualmente percebida de atitudes e comportamentos, associada com experiências relacionadas ao trabalho e atividades durante a vida de uma pessoa (VELOZO, 2012). Podemos concluir que antigamente a carreira era limitada aos cargos ocupados pelas pessoas dentro de uma ou mais empresas, hoje ela inclui também as experiências não remuneradas, como, por exemplo, viagens de lazer nacionais e internacionais, intercâmbios, estágios, trabalhos voluntários, entre outros, que proporcionaram desenvolvimento pessoal e profissional para o indivíduo. Também podemos desmembrar o conceito de carreira individual em três tipos, dentre eles, a carreira tradicional, a carreira proteana e a carreira sem fronteiras, cujas principais características você pode verificar no artigo “Carreiras: Novas ou Tradicionais? Um Estudo com Profissionais Brasileiros” através do link:

http://www.progep.org.br/MelhoresEmpresas/InfoDocs/GPR400%20-%20Carreiras%20novas%20ou%20tradicionais.pdf

Desta forma, considerando as informações apresentadas no artigo, EXPLIQUE as principais características que diferenciam cada tipo de carreira. Bem como, INDIQUE a qual tipo você pertence, JUSTIFICANDO sua resposta.